terça-feira, 5 de julho de 2016

Limites e desemprego!

Vamos lá, papo sério!

Quase 6 meses...quase 6 meses de caça desenfreada à um emprego! Meio ano não...não quero bater essa marca, isso só vai rolar no dia 20 e eu espero de coração já estar empregada até lá porque realmente, tem limite!

Tudo que for falado aqui é baseado em fatos reais e os termos publicitários podem ser substituídos por outras áreas!

Vaga: Estágio atendimento
Responsabilidades: Contato direto com os clientes, atender telefone, auxilio de recepção. Responsável por desenvolvimento de layout, redação e contato com fornecedores quando necessário. Necessário conhecimento de pacote Office, Ilustrator/ Corel Draw / Photoshop e ferramentas de mensuração de mídia online.
Necessário experiência de pelo menos 3 anos na área.
Remuneração R$ 500,00 + transporte.

Gente, sério, não é exagero de gente revoltada com a vida, esse exemplo é baseado em fatos reais!
Deixa eu ver se eu entendi, a pessoa quer um atendimento, recepcionista, criação, produção e mídia na mesma pessoa? Você pode me falar (acho que é impossível, e espero que não fale, mas tudo bem) que da pra uma pessoa só ser responsável por tudo isso, mas se você não se espantou com isso, se atente para o seguinte fato: a faculdade de publicidade dura 4 anos, como que uma pessoa que se candidata para uma vaga de estágio vai ter pelo menos 3 anos de experiência na área (qual das áreas?!)?

Em anúncios de vagas efetivas temos o mesmo problema!

Passei 4 anos de faculdade (3 e meio na verdade, mas está acabando!) ouvindo meu mestres professores dizendo que publicidade não é só criação, que tem muito mais, que cada área faz o todo acontecer! Meus amores, pelo amor de Deus, existe muito mais em Publicidade e Propaganda, vamos, por favor, abrir a cabeça e entender isso? Apenas para citar um exemplo, uma boa peça não é nada sem planejamento, aliás, uma boa peça não existe sem um bom planejamento! E não, não venham me falar que eu tenho obrigação de saber mexer em software, porque isso pode até ajudar (e eu concordo e tenho planos de assim que voltar a ter renda começar a pesquisar cursos para ter pelo menos a noção básica), mas não podemos acreditar que esse mundo da publicidade se resume apenas à criação! É diminuir demais um mundo tão maravilhoso e complexo!

Seu eu pudesse pedir apenas uma coisa para os empregadores, pediria coerência! Se quiser um estagiário, saiba o que pode ser requisitado e principalmente esteja disposto a ensinar, agregar algo na vida profissional do estagiário e não apenas à conseguir mão de obra fácil. Sobre as vagas efetivas, entenda que é humanamente, academicamente, publicitariamente impossível um profissional preencher todas as áreas da agência. Campanhas de sucesso são geridas com cada profissional cumprindo a sua função, às vezes até mesmo com núcleos específicos dentro das agências para cuidar de alguns clientes. Por menor que seja a agência, é preciso respeito e (mais uma vez) coerência!
Vamos parar de sucatear! Se você é o responsável por uma agência de publicidade, você sabe (ou deveria saber) como é importante cada área com o seu profissional competente, responsável, focado e livre para trabalhar com aquilo que escolheu e se capacitou!

Feito o desabafo específico da área, respondo um questionamento feito por muitas pessoas: sim, também estou procurando emprego fora da área de publicidade, mesmo isso me deixando bastante frustrada por estar a poucos passos de me formar e com o sangue fervendo para aprender mais e me desenvolver na área!


Continuo na busca e aquele recado de sempre...se alguém souber de uma vaga por aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário